Museu do Colono comemora 45 anos de história com obras de visitantes
A tradicional Galeria Alice Holzmeister, mais conhecida como Museu do Colono, localizada no município de Santa Leopoldina, completa 45 anos no próximo dia 18 de abril. E para celebrar a data, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) convoca os moradores locais e os visitantes do museu para comemorar juntos essa data. Com o tema “Sou + Cultura: 45 anos do Museu do Colono” a iniciativa convida todos aqueles que desejam ver suas obras expostas nas paredes do museu.
A participação é livre, assim como a técnica utilizada, passeando pelo desenho, colagem, gravura, pintura e fotografia. Sem ficha de inscrição, sem taxas e sem júri, as obras devem obedecer apenas uma regra: o formato, que é determinado como postal (10×15 cm). Todos os trabalhos enviados serão anexados na Galeria Alice Holzmeister, térreo do Museu do Colono. A exposição ficará em cartaz até o dia 18 de maio de 2014.
Localizado em Santa Leopoldina, o Museu do Colono é um museu-casa com mobiliário pertencente à família Holzmeister, imigrantes provenientes da Áustria cujos descendentes viveram nessa residência de 1877 até o ano de 1969, quando o governo do Estado adquiriu o casarão, que hoje é patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
O SOU+CULTURA pretende estimular manifestações relacionadas à preservação do legado cultural em Santa Leopoldina, frente à diversidade de imigrantes advindos de várias partes da Europa que se fixaram nessa região do Estado: alemães, austríacos, italianos, pomeranos, luxemburguenses, entre outros. A iniciativa pretende provocar a reflexão sobre a formação da identidade cultural e o respeito à diversidade étnica em Santa Leopoldina.
Sobre o Museu do Colono
O casarão foi construído e mobiliado no fim do século XIX conta com acervo composto por aproximadamente 600 peças que pertenceram à família Holzmeister e outras que foram doadas pela comunidade, dentre elas cristais, porcelanas e opalinas. O imóvel consistia em um armazém e comércio no primeiro andar, e a casa da família no andar de cima, hoje sendo o museu casa em cima, e recepção e galeria Alice Holzmeister em baixo; o assoalho, afresco, estrutura, etc, permaneceram os mesmos da época, sendo apenas restaurados.
Na casa residiu a família Holzmeister de 1877 a 1969, quando o Dr. Luiz Holzmeister Júnior vendeu a casa para o estado, a fim de transformar o ambiente em um espaço público e cultural, e assim foi feito. O imóvel sofreu algumas modificações ao longo dos anos com a finalidade de receber o público, e esse é um pouco do nosso espaço.
Inaugurado como museu em 18 de abril de 1969, sendo adquirido pelo Governo do Estado, juntamente com o mobiliário e tombado como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983.