Curadoria

OPA! 📸

Como é revelado o negativo analógico

São quatro as etapas principais, tendo como referência a fotografia em preto e branco.

1 – Revelação

A revelação é um banho químico com uma solução a base de Metol, que é o componente principal nos reveladores. O tempo de banho depende do tipo de revelador e da ASA do filme. Quanto maior a ASA, mais espessa é a camada do negativo, o que demanda maior tempo de banho no revelador.

Esse químico é colocado dentro de um tanque próprio, no qual o negativo foi inserido durante escuro total (para não queimar o filme). É a parte mais desafiante de todo o processo, porque exige que o negativo seja enrolado em uma espiral.

2 – Interrupção

A interrupção é feita com o banho químico ácido, com diluição de ácido acético diluído em água. Ele neutraliza o efeito básico do revelador. Esse ácido é encontrado, por exemplo, no vinagre de álcool que algumas pessoas usam para temperar a salada e para limpeza doméstica.

3 – Fixação

A fixação é necessária para que o filme pare de queimar quando voltar a ser exposto à luz. Nesse processo o químico principal é feito a base de sódio (Hidrossulfeto de Sódio). Para você ter uma ideia, o sal de cozinha contém sódio, mas não é o indicado para estabilizar o processo de queima do negativo.

4 – Lavagem

A lavagem que exigia horas de exposição do filme à água corrente, ganhou novos métodos. Como o de lavagem Ilford que consiste colocar água pura no tanque de revelação, agitando e descartando a água. Na primeira lavagem você deve agitar 5 vezes. Na segunda, agite 10 vezes. E na última, 20 vezes. Sempre deve trocar a água e descartar após agitar.

A lavagem final do negativo é feita com um produto específico, idealmente, o Photo-Flo. Como ele é mais difícil de encontrar, muitos amantes da fotografia analógica usam detergente neutro na lavagem final.

A revelação de uma fotografia analógica é um processo químico que transforma a imagem latente do filme em uma imagem visível.